Livros unem teoria e prática de culinária, pães e doces
Os entusiastas da culinária parecem se tornar cada vez mais numerosos, mas entrar neste mundo pode ser intimidador. São muitas as técnicas e detalhes na execução de receitas – sem contar os (muitos) termos estrangeiros e os macetes na hora de manusear equipamentos e ferramentas…
Dos males o menor: cada vez mais surgem sites (oi! =]), livros e materiais para esclarecer quem quer se perder menos neste universo, e para contribuir com isto, o Senac, que já é bem conhecido entre quem quer aprender mais sobre alimentos e bebidas, lançou três livros pelo braço de sua Editora: o Manual Prático de Cozinha, de Felipe Soave Viegas Vianna, Gabriel Bratfich Penteado, Julia Delellis Lopes e Vinicius Camoezi Cassarotti; Manual Prático de Confeitaria, com autoria de Diego Rodrigues Costa, Fabio Colombini Fiori, Felipe Soave Viegas Vianna, Gisela Redoschi, Marcella Lage e Samara Trevisan Coelho; e o Manual Prático de Panificação, de Felipe Soave Viegas Vianna, Gisela Redoschi, Marcella Lage, Márcia Ikemoto e Samara Trevisan Coelho.
Como o próprio nome diz, a ideia é ser um manual, mas que facilite a execução do que está escrito. De certa forma, a lógica por trás dos cursos do Senac foi adaptada nestes livros, então a linguagem é mais acessível e a abordagem é mais clara – mas sem abrir mão do apuro técnico. Vale destacar que os autores são ou foram professores de cursos da instituição nestas áreas.
As obras contam com muitas imagens em detalhes e recursos que se propõem justamente a fazer esta ponte entre o aprendiz e o aprendizado. Mais do que trazer os termos estrangeiros costumeiramente utilizados, o livro traz a pronúncia correta destes termos; se a receita pede que você use certo equipamento (como uma batedeira, por exemplo), o livro também orienta sobre o manuseio e montagem dele. Isto não significa que o livro seja focado em iniciantes: os autores destacam que as obras tanto podem ser usadas por iniciantes quanto por profissionais que já atuam em cozinha, panificação e confeitaria. Segundo …, a ideia é fomentar a profissionalização e incrementar a técnica de quem já atua nestes mercados.
E aqui vai uma informação útil para quem já estudou ou pretende fazer em breve um curso e alguma unidade do Senac: alunos e ex-alunos têm 50% de desconto na compra de títulos da editora.