Mercado de Pinheiros tem horário estendido
Evento gratuito usa foco gastronômico do local e aproxima grandes chefs do público
Paulistanos e visitantes na capital paulista têm uma boa oportunidade de desfrutar ainda mais do Mercado Municipal de Pinheiros agora em julho. Até o próximo dia 16, o local funciona em horário estendido às sextas-feiras e sábados e fica aberto aos domingos. A iniciativa reforça o foco gastronômico presente há quase dois anos no mercado, quando grandes chefs passaram a oferecer ao público produtos especializados e receitas originais acessíveis.
O responsável pelo horário excepcional de funcionamento é o evento Hora Extra. Nos dias da ação o ambiente tem DJs e música ao vivo. Além disso, aos domingos é aberta uma feira gastronômica na parte externa do mercado, com chefs renomados como expositores. Dá para provar quitutes diversos como sanduíches, queijos artesanais, tortas doces e salgadas, cookies e brownies.
Os dólmãs à frente da ação são usados por três chefs que deram a nova cara ao Mercado de Pinheiros: Checho Gonzales, Marcos Livi e Rodrigo Oliveira criaram pratos exclusivos para o evento e participam de bate-papos com o público, junto com o sommelier cervejeiro Tulio Rodrigues.
Gonzales faz mexilhões em michelada, receita que leva cerveja de trigo, suco de limão e pimenta. Eu fico com água na boca só de lembrar daquela cumbuca maravilhosa: uma porção generosa de mariscos tenros e macios, um ardor provocante e um caldo quentinho perfeito para este inverno (não despreze o caldo ao fim do prato, #ficaadica).
O boliviano Checho Gonzales foi o pioneiro da reinvenção do Mercado de Pinheiros, quando levou para lá a Comedoria Gonzales em outubro de 2015, com ceviches e pratos andinos a um bom preço. Até hoje ele sente a força deste papel: ao perguntar ao público presente quantos estavam ali pela primeira vez, não se surpreendeu ao ver que os novatos eram maioria. “São ações como esta que permitem que as pessoas descubram agora um local que está aqui há 40 anos”, avalia. Em 2016, Marcos Livi e Rodrigo Oliveira se juntaram a ele e abriram seus estabelecimentos no Mercado.
Livi lota ainda mais a sempre disputada pizzaria Napoli Centrale com a redonda de queijo Taleggio (emblemático queijo italiano de pasta mole), linguiça fresca reduzida na cerveja red lager e acelga. A pizza é feita como as outras da casa, no verdadeiro estilo napolitano. A massa leva farinha italiana e tem fermentação natural de 24 horas, o que resulta num centro fino e macio e bordas altas – configuração perfeita para usar as mãos para comer. Veja um vídeo do chef orientando a montagem da pizza.
O chef Rodrigo Oliveira, responsável pelo Mocotó Café, mais uma vez resgata um grande prato da culinária nordestina com uma rabada preparada com cerveja lager e xerém de milho. O rabo do boi é cozido lentamente, o que dá mais sabor ao prato. “O ingrediente que não pode faltar na cozinha é tempo. Este é o verdadeiro ingrediente secreto dos grandes chefs”, destaca Oliveira.
Confira a programação do evento para os próximos dias:
7 DE JULHO – SEXTA-FEIRA
18h: Início da Hora Extra no Mercado de Pinheiros / Banda ao vivo e DJ / Receitas exclusivas
8 DE JULHO – SÁBADO
18h: Início da Hora Extra no Mercado de Pinheiros / DJ / Receitas exclusivas
18h30: Bate-papo com o chef Rodrigo Oliveira
9 DE JULHO – DOMINGO
12h: Abertura Feirinha Gastronômica Hora Extra / Banda ao vivo e DJ / Receitas exclusivas
15h: Bate-papo com o chef Checho Gonzales
17h: Bate-papo com o chef Rodrigo Oliveira
18h20: Bate-papo com o Sommelier Cervejeiro Tulio Rodrigues
14 DE JULHO – SEXTA-FEIRA
18h: Início da Hora Extra no Mercado de Pinheiros / Banda ao vivo e DJ / Receitas exclusivas
15 DE JULHO – SÁBADO
18h: Início da Hora Extra no Mercado de Pinheiros / DJ / Receitas exclusivas
18h30: Bate-papo com o chef Marcos Livi e Gil Guimarães
16 DE JULHO – DOMINGO
12h: Abertura Feirinha Gastronômica Hora Extra / Banda ao vivo e DJ
15h: Bate-papo com o chef Checho Gonzales
17h: Bate-papo com o chef Marcos Livi
18h20: Bate-papo com o sommelier cervejeiro Tulio Rodrigues